top of page

Psicologia Clínica e Psico-oncologia

Psicologia Clínica

O trabalho do psicólogo clínico tem por objetivo auxiliar o indivíduo a estabelecer uma relação saudável consigo mesmo e com o mundo. Cada ser humano tem uma maneira própria de estar no mundo, que é determinada, entre outras coisas, pelas relações estabelecidas ao longo da vida, além das crenças e valores instituídos pelo núcleo familiar, social e cultural.

Quando algum aspecto desta totalidade não permite, ou dificulta que o indivíduo possa se relacionar de maneira satisfatória com os outros e consigo mesmo, ele pode buscar ajuda de um profissional psicólogo.

Através da ampliação da consciência que o indivíduo tem dele mesmo, o psicólogo contribuirá para a busca de uma nova forma de agir, que permita o estabelecimento de relações mais saudáveis e satisfatórias, propiciando sensação de plenitude e bem estar.

Além disso, o psicólogo também pode ajudar no processo de enfrentamento de situações difíceis, que podem trazer intenso sofrimento psíquico. Através do fortalecimento e do desenvolvimento dos recursos internos, o processo psicoterapêutico pode proporcionar uma forma de atravessar os momentos de crise, de forma que, o sofrimento emocional e a dor psíquica sejam menos intensos.

 

Psico-oncologia

A Psico-oncologia é a área do conhecimento que estuda a interconexão entre a psicologia e a oncologia, que surgiu da necessidade de compreender melhor a interferência de aspectos psicológicos, tanto no surgimento da doença, quanto no processo de enfrentamento da enfermidade, do tratamento e das possíveis sequelas destes. Além disso, a psico-oncologia surge com objetivo de oferecer condições para que, o paciente e seus familiares, possam enfrentar a doença e o tratamento de maneira menos traumática e sofrida, além de promover a qualidade de vida durante este processo e melhor adaptação às mudanças e retomada da rotina no período pós-tratamento.

Desta maneira, o trabalho do psicólogo psico-oncologista é oferecer suporte e apoio psicológico, proporcionando o desenvolvimento de ferramentas, que permitam ao paciente e seus familiares, criarem estratégias para atravessar, da melhor forma possível, o período que envolve desde a descoberta do diagnóstico, até a fase final do tratamento, independente do seu desfecho. O psicólogo pode oferecer ainda, o mesmo suporte e apoio, no período que sucede esta fase, pelo tempo que se fizer necessário.

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook App Icon
bottom of page